quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Um passado em que o turismo era sinônimo de compras

Para entender o que está passando hoje com o turismo de Buenos Aires, precisamos falar um pouquinho do passado. Muitos devem ter ouvido de amigos, familiares ou conhecidos que viajar para cá pode chegar a ser barato que para qualquer lugar do Brasil. Além disso, fazer compras de roupas e acessórios de marcas, por exemplo, é lucro, saindo mais barato que em muitas outras capitais brasileiras. Quem nunca pediu ou fez aquelas tradicionais listinhas de encomendas e voltando com os zíperes das malas estourando da capital portenha?
Florida: reduto de compras dos brasileiros no Microcentro




De acordo com o Estudo de Demanda do Turismo de Brasil para República Argentina, publicado em novembro de 2011, os brasileiros lideraram o ranking de turistas que desembarcaram em Buenos Aires. Eles também foram os que mais gastaram na cidade, principalmente em compras e restaurantes.

O levantamento ainda apontou que a principal motivação para o brasileiro viajar até a Argentina, segundo as agências e operadoras de viagens pesquisadas, foram 31% compras, 25% oferta cultural e 23% diversão. Além disso, o estudo também apontou alguns fatores, como proximidade geográfica, facilidade de comunicação e preços mais acessíveis.

Crédito: Rafaela Aguiar

Quem pode nos confirmar tais informações é o empresário do ramo turístico brasileiro Otaviano Maroja, que há anos, viaja para cá a trabalho. De fato, a capital argentina foi um destino mais atrativo para o turista brasileiro com preços bem mais acessíveis. Segundo ele, os valores de táxi, alimentação e hospedagem eram bem mais baratos que em muitas capitais brasileiras.

Você lembra das listinhas de compras que mencionei lá em cima? Ele também teve seus momentos: “Além dos vinhos argentinos que comprava, recebia pedidos de artigos de couro, como bolsas e casacos, e também pedidos de cosméticos no freeshop de Ezeiza, pois era mais barato do que nos aeroportos brasileiros”, comentou.

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